quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Por que não conseguimos ficar muito tempo sem respirar embaixo da água?


Isso acontece porque o corpo humano é composto de várias células. Para funcionar direito, elas precisam se alimentar e respirar.
Quando sentimos fome e comemos, estamos alimentando as células e, quando respiramos,enviamos ar para elas.
A cada respirada entra apenas um pouquinho de ar nas células e elas não aguentam ficar muito tempo sem ar. Além disso, as células consomem o oxigênio muito rapidamente e por isso precisamos respirar o tempo todo.

Os Pandas estão em extinção!


A vida deles não é muito sossegada: os pandam correm risco de extinção. Um dos motivos principais é a devastação das florestas asiáticas, que deixa o animal sem território para viver.
Além disso, a caça do panda acabou com populações inteiras. Outro problema sério é que o bambu, sua única fonte alimentar, demora muito tempo para se reproduzir e como há poucas regiões cobertas por vegetação, muitos animais ficam sem comida.
Hoje, a grande maioria dos pandas vive em cativeiro e em reservas florestais. Mesmo a Ásia sendo um pouquinho distante, é dever de todo mundo, do mundo inteiro, ficar de olho e ajudar a proteger essa galera!

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Saiba um pouquinho da Jaguatirica!


Parece um filhotinho de onça, mas é um animal adulto! A jaguatirica mede 85 centímetros do focinho até a ponta da cauda e só 45 centímetros de altura. Mas também é uma fera na hora de comer. Ela caça filhotes de roedores e aves e só sai para comer à noite. O dia só serve para dormir.

Curiosidades de um macaquinho bem ágil!


MACACO-ARANHA

Sabe de onde vem este apelido? Os braços, as pernas e o rabo deste bicho são tão longos que lembram as patas de uma aranha! O macaco-aranha é muito esperto e consegue pular de um galho para o outro bem rápido. Ele adora comer e usa sua rapidez para roubar os ovos dos ninhos dos tucanos nos troncos de árvores.

Sagui- Leãozinho o macaquinho.




O sagui-leãozinho é o menor macaco do mundo. Mede só 15 centímetros e cabe nas suas mãos! Como é bem pequeno, consegue se movimentar rápido entre os galhos das árvores e se equilibra com a ajuda de seu rabo longo. Seu apelido é leãozinho por causa da juba que cobre sua cabeça. Ele gosta de comer folhas e frutas e é bem barulhento!

Baleia Jubarte.

   
As baleias Jubarte são cidadãs do mundo: vivem nos dois hemisférios e adoram viajar! Saindo do Ártico ou da Antártida, elas migram para águas tropicais todos os anos.

As jubartes passam cerca de cinco meses por ano próximas ao Pólo Sul somente se alimentando de kirill, (um minúsculo tipo de crustáceo, parecido com um camarão pequeno) e durante o período que estão no Brasil, não comem nada e utilizam a gordura acumulada para sobreviver.
 A cauda da jubarte tem uma variação de tons do preto ao branco, exclusivo de cada animal e funciona como a impressão digital da baleia.
As jubartes "compõem" canções feitas de gemidos que se assemelham à sonoridade musical humana e que têm tema e rimas definidos e podem durar até 30 minutos.
 É uma das espécies mais numerosas que frequentam a costa brasileira.
A Jubarte pesa até 40 toneladas (o equivalente a 46 automóveis Pálio), e vive cerca de 60 anos.
Ela nada em velocidades de até 27,7 km/h
Comunica-se por meio de um canto tão complexo quanto uma sinfonia. A "música" tem frases completas que se repete e é renovada a cada estação.
Come uma tonelada de crustáceos por dia. Os bebês jubarte mamam entre 100 e 400 litros de leite por dia.
Logo depois que o filhote nasce a mãe costuma apoiar sua cabeça fora d'água para que ele possa respirar.
Pode ficar com a cauda, a cabeça e as nadadeiras peitorais expostas na super-facie da água por até algumas horas.
  •    Os inimigos naturais são as orcas (Orcinus orca), as falsas-orcas (Pseudorca crassidens) e possivelmente os grandes tubarões (Família Carcharhinidae).

Em toda Família tem!


Liguei o computador e logo na tela estava esse vídeo, achei muito legal, e resolvi colocar pra você verem.

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Ciclo de vida das borboletas!



Os ovos eclodem depois de alguns dias e deles saem as lagartas, que após se alimentarem da casca do ovo, começam a comer as folhas da planta onde se encontram.
A lagarta muda de pele algumas vezes na medida que cresce.O período entre duas mudanças é chamado de instar.
A lagarta deixa de se alimentar no último instar, ela fixa-se e sofre a última mudança, na qual surge a pupa.
Durante a fase da pupa, a lagarta é lentamente transformada em borboleta.
Quando a transformação está completa, a crisálida se abre e a Borboleta sai de seu interior.


Lesma na minha casa!

Hoje eu encontrei uma lesma encima da maquina de lavar, minha mãe foi e jogou sal. Logo em seguida ela me perguntou:
_ Por que quando jogamos sal ela morre?
  Eu logo respondi:
_ Porque ela esta desidratando, a pele dela produz uma quantidade de água então quando jogamos sal ele se concentra assim fazendo com que perca muita água, é onde ela morre.
 Só um aviso não faça isso pois elas sofrem, a lesma é muito importante para o equilíbrio do ecossistema. 
 Eu briguei muito com minha mãe.


sábado, 10 de novembro de 2012

Seja como as formigas.

Nós seres humanos tínhamos nos espelhar nas formigas, pois elas sabem trabalhar em grupo, as atividades são todas divididas, uma ajuda a outra.

A rainha fica responsável com a reprodução da colônia.
Como eu falei as tarefas são bem divididas, no formigueiro existem as sentinelas que são os seguranças, operárias que fazem os túneis e buscam alimentos e as enfermeiras que cuidam das larvas.

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Piolho de Cobra.

Encontrei um Piolho de Cobra no banheiro da minha casa, e logo me perguntei quanto tempo vive um piolho de cobra? E decidi escrever sobre ela.


O que vem a ser piolho de cobra?

 São animais da classe diplópodes, pois apresentam dois pares de patas em cada segmento do seu corpo. Os recordistas apresentam mais de 750 patas.
Costumam viver sob folhas, pedras e troncos, mas às vezes costumam aparecer até dentro de algumas residências. Gostam sempre de locais úmidos.
Caminham lentamente, já que se alimentam de matéria orgânica morta, tanto animal como vegetal.
Quando ameaçados, se enrolam em espiral e podem expelir um odor forte contendo iodo e cianeto. Eles vivem de um a dez anos.