quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Baleia Jubarte.

   
As baleias Jubarte são cidadãs do mundo: vivem nos dois hemisférios e adoram viajar! Saindo do Ártico ou da Antártida, elas migram para águas tropicais todos os anos.

As jubartes passam cerca de cinco meses por ano próximas ao Pólo Sul somente se alimentando de kirill, (um minúsculo tipo de crustáceo, parecido com um camarão pequeno) e durante o período que estão no Brasil, não comem nada e utilizam a gordura acumulada para sobreviver.
 A cauda da jubarte tem uma variação de tons do preto ao branco, exclusivo de cada animal e funciona como a impressão digital da baleia.
As jubartes "compõem" canções feitas de gemidos que se assemelham à sonoridade musical humana e que têm tema e rimas definidos e podem durar até 30 minutos.
 É uma das espécies mais numerosas que frequentam a costa brasileira.
A Jubarte pesa até 40 toneladas (o equivalente a 46 automóveis Pálio), e vive cerca de 60 anos.
Ela nada em velocidades de até 27,7 km/h
Comunica-se por meio de um canto tão complexo quanto uma sinfonia. A "música" tem frases completas que se repete e é renovada a cada estação.
Come uma tonelada de crustáceos por dia. Os bebês jubarte mamam entre 100 e 400 litros de leite por dia.
Logo depois que o filhote nasce a mãe costuma apoiar sua cabeça fora d'água para que ele possa respirar.
Pode ficar com a cauda, a cabeça e as nadadeiras peitorais expostas na super-facie da água por até algumas horas.
  •    Os inimigos naturais são as orcas (Orcinus orca), as falsas-orcas (Pseudorca crassidens) e possivelmente os grandes tubarões (Família Carcharhinidae).

Nenhum comentário:

Postar um comentário